sexta-feira, 27 de maio de 2011

ESTAMOS BRINCANDO DE  EDUCAÇÃO AMBIENTAL

          Muito se fala nos dias atuais em Educação Ambiental, afinal, é moda ou assunto da vez em muitas escolas do país. Mas, será que as faculdades preparam os alunos, que se tornarão professores, para passarem um conteúdo apropriado e ensinar os alunos da rede pública e particular sobre este importantíssimo assunto?
          Certa vez ministrei uma palestra educativa em uma escola com o tema “A importância da Água”. Ao término da palestra uma professora que assistia me sugeriu que eu utilizasse o termo mina d’água, pois os alunos não sabiam o que era nascente. Reflorestamento e árvores nativas foram termos que a professora alegou os alunos desconhecerem.
          Como a palestra foi ministrada para alunos de 10 a 12 anos fiquei me perguntando: Será que estas crianças estão recebendo uma educação ambiental eficaz? Será que nascente, reflorestamento e árvores nativas são termos de outro mundo? Confesso que fiquei preocupado.
          As Ong’s Ambientais podem ter um papel importante nessa etapa do conhecimento estudantil devido ao conhecimento prático vivenciado por seus membros.
          Parcerias dos estados e municípios com as ONG’s podem e devem trazer um bom resultado em curto espaço de tempo.
          Falar do meio ambiente nos dias comemorativos faz com que a criança ou adolescente ao chegar em casa levante uma bandeira em prol do meio ambiente e fale para os pais que a preservação é importante, porém, os alunos relaxam com o passar do tempo e esquecem do meio ambiente.
          Quando os alunos recebem um ensinamento contínuo no ensino fundamental por todos os professores, afinal meio ambiente é matéria interdisciplinar, ele provavelmente irá fechar a torneira ao escovar os dentes, não deixará que matem os sapos para que não haja desequilíbrio biológico, plantará árvores, não jogará lixo nas vias públicas, separará seu lixo reciclável,....notou a diferença?
          Uma pessoa somente será ecologicamente correta quando colocar em prática seus aprendizados. Se de cada 20 alunos fizermos 1 verdadeiro ambientalista o planeta agradecerá, pois ele certamente proliferará seus conhecimentos.
          Fazer algo em favor do meio ambiente não pode ser apenas modismo, mas um ato de amor ao planeta onde vivemos. Não podemos ficar apenas pensando no mundo que deixaremos para nossos filhos e netos, mas que filhos e netos deixaremos para o mundo. Pensem nisso!

”Natureza:
 Defendê-la é um ato de coragem,
preservá-la é um ato de consciência,
recuperá-la é um ato de sabedoria.”

Alexandre César Gargalhone
Geógrafo / ONG Abutres da Mantiqueira

0 comentários:

Postar um comentário