sexta-feira, 27 de maio de 2011

                Como podemos preservar o meio ambiente?

            Muito se fala em preservação ambiental, mas, como podemos realmente fazer algo para ajudar na preservação.
            Limpeza Pública - em algumas cidades da região do Alto Sapucaí, ruas, praças e calçadões acumulam muito lixo no chão. Cigarro, papel de bala e sorvete e até garrafa pet. Geralmente, as pessoas reclamam das autoridades que não fazem a limpeza com eficiência. Será que todo o lixo que vemos nas ruas e praças foram jogados pelos prefeitos e vereadores das cidades ou será que o lixo tenha sido jogado pela mesma população que reclama da limpeza pública?
            Se cada cidadão fizer a sua parte e jogar o lixo no lixo a cidade ficará limpa. Como é fácil, até uma criança de quatro anos aprende. Ensine seus filhos, netos e sobrinhos que provavelmente eles irão ensinar muitos outros adultos. Outro ponto importantíssimo é a separação do lixo reciclável para a coleta seletiva. É um ato de cidadania. Agir mais para não reclamar tanto.
            Preservação de Nascentes – A maioria das nascentes de água está localizada na zona rural. Por este motivo o maior vilão destas nascentes é o gado. O pisoteio do gado compacta o solo próximo a nascente prejudicando sua vazão e em alguns casos chegando até a secar de vez. Além disso, a contaminação da água por coliformes fecais é inevitável.
        Como resolver o problema? O primeiro passo é cercar a nascente para o gado não chegar muito próximo. Para a dessedentação do gado pode-se canalizar a água até um bebedouro fora da área de proteção da nascente. Plantar árvores também ajuda e muito para melhorar a vazão. Porém, deve-se procurar a orientação de técnicos especializados para saber que espécie plantar, pois se a vegetação não for adequada a nascente pode até secar. Existem plantas freatófitas que se alimentam do lençol freático e que são danosas para as nascentes, como: eucalipto, taboa, mariazinha, bambuzal, e outras. Muitas outra fazem bem para o aumento da vazão, como: mangueira, ipê, pitangueira, sangra-d`água,....
            Existe um método fácil de saber se a vegetação está prejudicando a nascente. Faça a medição da vazão da nascente quando o sol estiver bem forte e depois repita a medição no período noturno. Se a vazão for igual, à vegetação está apropriada. Caso a vazão for menor no período noturno é sinal que a vegetação é freatófita e está sugando muita água do subsolo no período diurno e evapotranspirando para a atmosfera. Neste caso a vegetação deve ser trocada aos poucos, mas sempre com orientação técnica.
Esta região de Serra da Mantiqueira é rica em nascentes e isso agrega valor as propriedades rurais. Já existem anúncios de venda de chácaras e sítios citando o número de nascentes perenes existentes.
`        A maior riqueza que nossa região tem precisa ser preservada, conservada e recuperada com consciência e inteligência.

Alexandre César Gargalhone

1 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM BEM QUE MUITAS PESSOAS NÃO EMPOTAM COM ISSO MAIS SIM QUANDO APARECE NA TEVÊ MAS NÃO SE LIGAM QUE SÃO ELES MESMO QUE SUGAM.OBRIGADA PELA ATENÇÃO!!

Postar um comentário